A Era Vargas – Governo Provisório (1930 – 1934)

Em 1930 com o golpe articulado pelos estados derrotados na eleição presidencial para a sucessão de Washington Luís, ocorreu o fim da república oligárquica, em que Getúlio Vargas candidato derrotado nas eleições toma frente ao movimento, da qual assume o governo de carácter provisório após a destituição de Washington Luís.

Getúlio governou o país por 15 anos que ocasionaram em mudanças significativas as formações politicas- sociais em relação a participação de novos grupos sociais na estrutura governamental. Em meio ao governo surgiram movimentos como o Tenentista em que vários tenentes foram nomeados como interventores nos estados. Ocorreram também um apoio da burguesia industrial que tinham por objetivo afastar a difusão dos ideais comunistas no país. Getúlio estipulou várias leis trabalhistas, onde ficou conhecido como “pai dos pobres”, pois suas leis garantiam proteção aos trabalhadores que ofereciam menos riscos de revoltas ou greves a elite burguesa, da qual Getúlio ficou conhecidos como: “mãe dos ricos”.

O governo provisório foi determinado até o ano de 1934, onde a constituição de 1891 foi suspensa e o congresso foi fechado, Vargas passou a governas sob os decretos das leis. Algumas das medidas efetuadas nesse período foram:

  • a suspensão da constituição de 1981
  • o fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais
  • a nomeação de tenentes como interventores nos estados
  • a criação de novos ministérios (Trabalho, Indústria e Comércio, Educação e Saúde Pública)
  • a criação de leis trabalhistas (jornada de trabalho de oito em oito horas, férias anuais e regulamentação do trabalho de mulheres e crianças)
  • a aprovação do código eleitoral de 1932 que estabeleceu o voto secreto e obrigatório. Também foi constituído o voto feminino e a justiça eleitoral.
  • Surgimento de sindicatos com representantes governamentais (controle de revoltas ou greves)

Em 1932 um movimento tem inicio contra ao governo de Getúlio, o movimento ficou conhecido como: Revolução Constitucionalista. O movimento começa devido a centralização do poder que preocupava latifundiários paulistas na época que insatisfeitos articularam junto ao Partido Republicano Paulista um movimento em que tentaram a retomada do governo.

A revolução tinha como objetivo fazer com que o país voltasse a normalidade constitucional, que consistia na formação de uma constituição e a derrubada do governo de Vargas, para que dessa forma fossem realizadas novas eleições a presidência e a instalação de uma nova república oligarca. Em meio a esta revolução um grupo de jovens foram mortos no combate, onde tornaram -se símbolos da revolução e denominados, MMDC. Após três meses de confronto o Governo Federal controlou a revolta e Vargas se manteve no poder. Porém pressionado foi obrigado a instituir a Assembleia Constituinte no ano seguinte, sendo uma das principais reivindicações do governo paulista.

Em 1934 foi promulgada a terceira constituição brasileira que manteve Vargas no governo, dando inicio ao governo constitucional brasileira de 1934 a 1937.

Resultado de imagem para imagem de vargas no governo provisorio

Getúlio Vargas (1882 – 1954)

Fontes: Apostilas de História- Editora Lourdes

Bibliografia

Caro leitor meu nome é Maria Julia Neres de Pinho tenho 16 anos, que realizei este blog com o intuito de auxiliar todos os estudantes que possuem de certa maneira dificuldades ao estudo da história. Tratarei de vários temas e espero que possa ajuda-los de alguma maneira com o compreendimento dessa disciplina. Afinal sou estudante como vocês sei o quanto é complicado entender algo que foi constituído a muitos anos. Espero que vocês gostem das postagens e que me contem o que vocês acham e que possam dividir comigo suas duvidas de modo que deem suas verdadeiras opiniões sobre o assunto, mas que me mandem sugestões de novos temas. O site constituído por mim tem o intuito de estabelecer uma interação para que se torne mais fácil o estudo de vocês. Tratarei de outros temas também e espero vocês nessa aventura na história. É uma curiosidade sobre mim eu amo escrever.

Abraços, Maju.